Bitta Sports fala sobre o sucesso da Copa do Sertão e diz que sua intenção é movimentar o esporte em todo o Piauí: "Me preparei para isso"

Por: José Loiola Neto/Esporte pelo Piauí

A edição 2017/2018 da Copa do Sertão, considerada a 1ª Divisão do Futebol Amador no Piauí, visto que envolve três regiões: Centro Sul do Piauí, Vale do Canindé e Vale do Sambito na Região de Valença do Piauí está a todo vapor e em franca movimentação desde o último dia 30 de setembro, quando foi aberta na cidade de Francisco Santos-PI.

A Copa do Sertão é um evento com a marca do ex-jogador de futsal e campo, o valenciano Bitta Isidório ou simplesmente Bitta Sports. Ele vem realizando o evento a partir de 2014,  e observa que a Copa vem se consolidando a cada ano.

Ouvido pela reportagem do Elesbão News, Bitta disse estar satisfeito por organizar um campeonato grandioso como a Copa do Sertão, mas que sua intenção é movimentar todo o Estado.

Na entrevista, Bitta Sports, natural de Valença do Piauí disse que "sua praia" era futsal, tanto que jogou até os 45 anos, mas se via na obrigação de quando parasse dá uma contribuição na parte de organização.

- Eu me preparei para isso, estudei, participei de seminários em Brasília, no Rio de Janeiro, em Teresina, vendo como se conduz, como se organiza uma competição. Então abracei a Copa TV Picos de futsal, uma das maiores competições de futsal do Nordeste porque vem os maiores jogadores do Brasil; o quinto jogador do planeta, o Vassoura esteve jogando a competição ano passado.

Ele disse que considera o seu projeto interessante, mas é bom que se diga que o trabalho não se resume a partir de 2011, e sim há mais de 20 anos, sempre buscando a iniciativa privada, pois não dá para esperar por políticos.

- Envolver política e esporte?... o esporte sai perdendo, por isso criei minha identidade, e hoje graças a Deus é reconhecida no Nordeste e em parte do Brasil.

Após a experiência em coordenar a Copa TV Picos de Futsal, atingindo êxito de sucesso, a partir de 2013, atendendo o pedido de muitos desportistas envolvendo dirigentes e jogadores realizou o I Campeonato de Futebol da Região Centro-Sul.

- Contratei a TV Globo através da TV Alvorada de Floriano, paguei R$ 16 mil para começar por cima, foi um sucesso com 24 equipes e em 2014 tive que mudar.

Foi a partir dai que nasceu a Copa do Sertão, dada a procura de equipes do estado do Ceará, Pernambuco e Maranhão, e a partir de 2014, o campeonato tem crescido de maneira substancial, mas o sucesso depende muito de organização.

- Eu tenho evitado prefeitos sem compromisso, equipes desorganizadas, onde dirigentes e jogadores não tem compromisso, por isso que esse ano temos visto que o campeonato se tornou ainda maior que as edições anteriores,

A Copa do Sertão permite a participação de atletas até mesmo profissionais. Bitta disse que o consentimento por parte da coordenação e aprovados pelos participantes é para evitar qualquer ação eleitoreira nos municípios.

- O que se vê é que os melhores jogadores nas cidades muitas vezes botam banca e deixam prefeitos e secretários na mão, e quando você abre espaço para jogadores de outros municípios ou estados, os jogadores locais começam a treinar e se motivar.

Bitta elogiou os estádios onde os jogos da atual Copa do Sertão estão sendo disputados, chegando a citar o bom estado dos gramados das praças esportivas de Fronteiras, Geminiano, Oeiras, Valença, Wall Ferraz, dentre outros.

- A tendência é que no próximo ano tenhamos uma sede praticamente já confirmada em Tauá-CE e em cidades do Vale do Canindé como Colônia do Piauí, Santo Inácio. Ano passado, levamos para Água Branca e temos a finalidade de estender a Copa do Sertão para outras regiões, a região Norte do estado, a região Sul, em Floriano. A nossa ideia é fazer uma competição diferente com conceito, sem envolver política. Se um político quiser aparecer nessa competição ele vai ter que apoiar.

O coordenador geral da Copa do Sertão enalteceu o apoio do presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino Oliveira e do empresário, ex-senador, amante e incentivador do esporte piauiense, João Vicente Claudino.

Bitta também abordou sobre os dividendos que a Copa do Sertão tem trazido para os municípios no aspecto econômico, levando em conta que o público nos estádios tem sido satisfatório e a venda de produtos por parte das famílias que buscam uma fonte de renda vem sendo um diferencial.

- Em Francisco Santos, na abertura, tivemos lá pelo menos 1.500 pessoas aos arredores do estádio, e dentro do estádio vende tudo que levar. Em Geminiano da mesma forma, uma movimentação do comércio informal é enorme. A gente nota a satisfação e alegria dos comerciantes que por ano só esperam a Copa do Sertão.

Prosseguindo com o saldo positivo de vendas de comerciantes, Bitta disse que na cidade de Wall Ferraz, na semana passada, ao final do primeiro tempo já não havia mais sequer uma água mineral, refrigerante ou cerveja em lata, espeto ou milho assado.

- Em Oeiras, o pessoal põe barracas em frente ao estádio, em Valença da mesma forma, isso é muito gratificante.

Com relação a parte midiática que apoia a Copa do Sertão, Bitta Sports disse que as prefeituras envolvidas são bastante focadas já que o torneio dá uma grande visibilidade para as cidades, na medida em que mostra o potencial das cidades, sendo que a maioria dos jogos são transmitidos ao vivo para todo o planeta, através da internet.

- A competição é uma oportunidade para empresas e empresários divulgarem sua marca e aos poucos vamos ganhando corpo e padrão de organização, cumprindo a tabela, respeitando o regulamento. As redes sociais são muito importante.

A Copa do Sertão 2017/2018 conta com a participação de 34 equipes, tem 1.020 jogadores inscritos e 120 dirigentes envolvidos diretamente com a competição. No momento está sendo disputada a fase de grupos, até aqui foram realizados 7 jogos e marcados 23 gols, média de 3,02 gols por jogo. A final da Copa do Sertão está prevista para fevereiro de 2018.
Bitta Isidório/Bitta Sports fala a reportagem da FM Eldorado. Ao lado, o desportista Chico Doido
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu